Vale Refeição, quais são os benefícios?

Além de ser obrigatório em boa parte das convenções coletivas, o benefício de Vale Refeição se tornou um dos diferenciais mais observados por trabalhadores quando opta por trabalhar em alguma empresa.

Em alguns casos ainda, o valor desse benefício é pago em dinheiro ao funcionário, mas você já parou pra pensar no reflexo disso?

O maior risco é de que o funcionário utilize esse valor para outros fins que não seja sua alimentação. Outro reflexo negativo, é o risco de incorporação do valor do benefício no salário.

A forma mais segura e benéfica então é a disponibilização de um cartão pré-pago específico para vale refeição.

Os benefícios para o funcionário são muitos. Além da liberdade de escolher o restaurante, a maioria das plataformas que vendem esse benefício, possuem parcerias com outras empresas que disponibilizam descontos em seus serviços e mercadorias.

Para a empresa, as vantagens são muitas, por exemplo:

  •  Segurança (sem necessidade de carregar dinheiro)
  •  Economia – Isenção de encargos sociais sobre o valor do benefício concedido
  • Retenção de talentos – Agrega valor ao pacote de benefícios da empresa contribuindo para valorização e retenção de talentos

Entre outros benefícios, são observados o desconto farmácia, alguns programas de assistência ao empregado e programas de nutrição.

O vale refeição faz parte do PAT, ou Programa de Alimentação do Trabalhador. Esse programa foi criado em 1976 com intuito de promover e assegurar a nutrição dos brasileiros.

Por mais que seja facultativo a adesão ao programa, aos gestores, é interessante devido aos benefícios que citamos acima.

Defina um valor mensal para a alimentação

Definir um valor mensal que seja útil para o colaborador pode ser um desafio para muitos gestores. Para acertar na escolha, é preciso fazer uma pesquisa de mercado, visando ao gasto com supermercados e outros estabelecimentos do gênero ao longo do mês.

Além disso, também é importante verificar os custos de alimentação na cidade em que o trabalhador fará as compras, visto que, entre as regiões (capital e interior, por exemplo), os valores podem variar grandemente.

Tudo isso precisa ser equilibrado no seu orçamento, pois assumir compromissos maiores do que o possível pode gerar grandes problemas. Ainda que esse tipo de benefício não seja incorporado ao salário, podendo ser cortado, o efeito dessa medida ou de uma eventual diminuição de valores é desastroso para a motivação e o relacionamento com a equipe.

Calcule o Valor do Desconto

Primeiramente, devemos atentar ao fato de que a lei não estipula um valor mínimo a ser descontado pelo vale-alimentação. Há apenas a delimitação quanto ao máximo a ser descontado na remuneração do beneficiário, que é de 20% do salário.

Devemos destacar também que, ao contrário do vale-transporte, o vale- alimentação não é uma obrigação legal do empresário, salvo se houver alguma convenção coletiva de trabalhadores que indique o contrário.

No cálculo, devem ser considerados: o ganho diário do colaborador com alimentação multiplicado pelos dias trabalhados por ele no mês. Do produto dessa multiplicação, encontramos o valor total a ser creditado. O valor do desconto, por sua vez, será de, no máximo, 20% do valor encontrado e pode ser abatido no salário.

Lembrando que o valor creditado como vale-alimentação independe do salário que o cooperador recebe, sendo estipulado livremente por dia. O desconto também não é fixo. Então, se a empresa desconta pouco e fornece um bom vale ao seu colaborador, ele percebe um aumento salarial considerável.

Então, calcule um valor de desconto que seja viável aos colaboradores e um total em benefício que não onere excessivamente a empresa. Essa medida será benéfica para ambos os lados, pois garante a comodidade e a satisfação dos beneficiários e maior saúde financeira para a empresa.

Terceirize a Gestão do Benefício

A gestão de benefícios demanda imenso cuidado, pois é necessário realizar a gestão de pessoas e o depósito dos valores no cartão mensalmente, dentre várias outras funções. Assim, a fim de não sobrecarregar os colaboradores do RH, do financeiro e do administrativo, a dica é contratar uma empresa especializada e de qualidade para realizar o serviço.

Na Santinelli & Domingues, atuamos de forma integrada com os produtos e serviços contratados por nossos clientes, administrando os contratos, deixando o RH livre para atuar com outras atividades estratégicas e maximizando o valor agregado dos serviços.

Lembre-se de que o mercado atual vive uma situação em que há uma oferta menor de trabalhadores qualificados. Sendo assim, é imprescindível que a empresa consiga captar e reter os talentos em seu quadro de colaboradores. Apesar de terem um custo em longo prazo, os benefícios são capazes de melhorar a qualidade de vida do colaborador, assim como a de sua família.

Fontes: VR, Upbrasil.

Vale Refeição, quais são os benefícios?
Abrir chat
Como podemos ajudar?
Olá,
Como a Santinelli&Domingues pode te ajudar com seus benefícios?