Coparticipação – Vale a pena implantar na minha empresa?

Coparticipação é o valor pago pelo beneficiário à operadora do plano de saúde quando utiliza algum procedimento ou evento na rede de atendimento. Esse valor pode ser fixo ou um percentual do valor que a operadora paga ao profissional de saúde. Essa informação deve constar nas condições gerais da operadora.

Vale ressaltar que o valor não é pago no ato da realização do procedimento e o cálculo da coparticipação não é realizado com base no valor que o profissional da saúde cobraria por um atendimento particular e sim na média do valor que a operadora paga para aquele profissional. Devido o grande fluxo de atendimento por convênio, os valores acordados entre credenciado/referenciado e operadora são muito mais baratos do que um atendimento particular, por exemplo.

A contratação de um plano de assistência médica ou seguro saúde com coparticipação pode ser muito vantajosa para a empresa. Em Geral, os benefícios são:

  • Diminuição do valor mensal da fatura (em média, 20%)
  • Reeducação na utilização desnecessária do plano
  • Redução do absenteísmo
  • Ajuda no controle de atestados médicos.

Segundo a fonte Agência O Globo, no Brasil, 54,8% de todos os usuários de planos de saúde, entre individuais, coletivos por adesão e empresariais, já pagam coparticipação ou franquia (que será assunto de outra matéria em breve!). Há dez anos, eram 31% do total.

Isso demonstra uma mudança importante e significativa no mercado.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o controle dessa cobrança para que o funcionário não seja pego de surpresa.

Boa parte das operadoras já possuem uma espécie de limitador de cobrança, onde, independente do valor que a operadora paga por evento ao profissional, o valor que deverá ser pago pelo beneficiário respeitará um limite máximo estipulado em contrato.

Outras estratégias também podem ser analisadas junto ao pacote de benefícios e a política de RH da empresa. Em breve traremos mais informações sobre as características e opções que compõem o pacote de benefícios empresariais.

Por Paulo Santinelli – CEO da Santinelli & Domingues Consultoria e Gestão de Benefícios

Coparticipação – Vale a pena implantar na minha empresa?
Tagged on:
Abrir chat
Como podemos ajudar?
Olá,
Como a Santinelli&Domingues pode te ajudar com seus benefícios?